Será que você está dando o devido valor aos dados da sua Pequena Empresa?

Será que você está dando o devido valor aos dados da sua Pequena Empresa

Responda a você mesmo a seguinte pergunta: os dados do seu negócio estão centralizados num único local ou fracionados pelas máquinas de seus colaboradores?

Os dados centralizados num único local são mais facilmente gerenciados e controlados, mas alguns negócios não fazem isso, deixando de modo fragmentado todas as informações, o que leva mais tempo para serem levantadas além de perder o controle sobre elas.

Independente de como são armazenados os dados do seu negócio existem boas práticas que devem ser aplicadas para a preservação e segurança dos mesmos. Essas boas práticas são chamadas de Políticas de Segurança.

Um número considerável de empresários e gestores de negócios não enxergam os dados como o ativo de maior importância da Empresa.

Não ter um cadastro de clientes bem feito levou ao fim muitos negócios durante a pandemia de Covid-19, já que não havia como avisarem que estavam operando num novo formato.

Mas os dados não se resumem apenas ao cadastro, mas também a toda a existência da empresa: o que comprou, o que vendeu, como pagou, como recebeu, propostas em aberto, relatórios de resultados, entre outras tantas informações.

Diante disso que você leu, imagine o seguinte cenário: independente do motivo, você não tem mais acesso aos dados do seu negócio, perdeu as informações de contas a receber, contas a pagar, cadastro de clientes, preço dos produtos/serviços.

O que você fará diante disso? Quanto tempo levará para recuperar as informações?

Seu negócio se manterá em funcionamento ou precisará parar até que tudo esteja recuperado?

Será que existem formas de recuperar todas as informações?

Qual será o prejuízo da perda de todas essas informações?

Acredito que você nunca tenha dedicado algum tempo para refletir sobre esse cenário.

É muito mais comum imaginar a perda de clientes, a economia desfavorável e a concorrência desleal, mas não sobre qual o impacto a perda dos dados terá ao seu negócio.

 A proteção camada por camada

Ao longo do tempo, a comunidade de profissionais de TI estabeleceu que a melhor forma para proteger os dados é através da proteção em camadas.

Lembrando uma cebola, os dados estão no centro e ao seu redor cada uma das camadas, conforme a imagem abaixo demonstra.

A proteção de dados por camada

No centro está o grande tesouro: os Dados do Negócio.

CAMADAS DE PROTEÇÃO

  1. Backup dos Dados;
  2. Recuperação de Desastres;
  3. Antivírus;
  4. Firewall (de borda ou perímetro); 
  5. Segurança e Filtragem de E-mails;
  6. Segurança na Rede Wireless; 
  7. Segurança e Filtragem na Web;
  8. Atualização de Patchs e Educação do Usuário.

Todas essas camadas juntas fazem parte das Melhores Práticas de Segurança, conhecida também como Política de Segurança.

A Política de Segurança deve ser implementada em toda a empresa, não apenas no Servidor ou no computador do Financeiro, mas ela precisa se tornar parte da Cultura Empresarial.

O termo Políticas de Segurança da Informação é muito mais abrangente do que apenas aos computadores, alcança também a circulação de papéis dentro da empresa, o arquivo morto, as conversas ao telefone, tratamento de determinados assuntos na presença de estranhos, entre outros.

Vou terminar essa conversa por aqui pedindo para que você reflita sobre onde, dentro da sua empresa, já são aplicadas cada uma das camadas que compõem as Políticas de Segurança.

clique e marque um bate papo comigo alexandre goncalves

alexandre carvalho goncalves 200x200 1

 

Alexandre Gonçalves .´.

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *