Por que se fala tanto em Transformação Digital?

Por que se fala tanto em Transformação Digital

Esse termo já ganhou a atenção de muitas pessoas nesses últimos anos. Mas o que é exatamente isso?

Transformação digital é usar a tecnologia para gerar melhores resultados para o seu negócio.

Mas engana-se quem pensa que basta usar alguma tecnologia na empresa e pronto, a empresa já passou por essa transformação.

Conforme diz Agnes Rabelo, da Rockcontent:

“Transformação Digital é o processo em que empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais, como: quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia. Essa transformação deve partir de uma mudança estrutural nas organizações.”

O uso de tecnologias apenas faz parte do processo da empresa para garantir melhores resultados, mas o foco principal dessa transformação é a mudança na estrutura e na cultura da empresa.

É um mito achar que só as grandes empresas, que dispõem de altos investimentos, conseguem se transformar digitalmente.

Há uma grande disponibilidade de tecnologias gratuitas e outras de baixo custo, feitas sob medida para a transformação digital das pequenas empresas.

Usar os recursos tecnológicos que sempre foram usados na empresa,  podem não ser mais tão suficientes ou eficazes como sempre foram.

A todo momento surgem novas tecnologias para melhorar processos e satisfazer a experiência dos clientes, pois o centro dessa transformação são as pessoas. São os clientes, funcionários, terceirizados e parceiros.

Veja bem: a geração Z, aquela que já nasceu num mundo mais digital,  está representando hoje cerca de 40% da população brasileira.

E muitas empresas não estão investindo na transformação digital. Alguns acham que basta ter um site, um computador com excel ou um sistema de ERP para controlar o financeiro.

A Transformação Digital é muito mais do que isso!

Primeiro porque é uma mudança cultural, pode-se remodelar o negócio da empresa. Mudar a cultura de uma empresa para o digital é um processo contínuo de aprendizagem e forte adaptação das equipes de trabalho.

Outra questão importante para essa transformação é uma mudança na estrutura da empresa, onde a tecnologia é o papel estratégico central. 

A tecnologia melhora os processos internos para aumentar o desempenho, a produtividade e garantir resultados promissores a fim de atingir as metas e objetivos da empresa.

Quando se fala no investimento em tecnologia, muitos entendem como aumentar os custos com TI para obter os mesmos benefícios. Tente imaginar os processos da sua empresa sem uso da tecnologia. Hoje em dia é impossível não usar, a empresa não opera se não tiver o mínimo necessário.

A Transformação Digital é contínua, de longo prazo, portanto não surte efeito a curto prazo. Trata-se de uma adaptação para que as empresas mantenham-se vivas.

Mitos sobre a Transformação Digital

1. Isso é só para as empresas de TI:

Qualquer que seja o tipo e tamanho da empresa, sendo uma empresa tradicional ou nova no mercado, poderia se beneficiar desse processo de transformação para ganhar mais espaço no mercado.

2. É a área de TI que faz a transformação digital acontecer na empresa:

Uma área de TI bem estruturada pode garantir o nível de transformação que a empresa precisa, mas se o dono ou responsável pela empresa não tiver a iniciativa e não estiver envolvido, de nada adianta transferir a responsabilidade somente para a TI. A área de TI é apenas um dos envolvidos no processo. Para que ocorra uma transformação de sucesso, as pessoas, os gestores e os processos precisam estar alinhados no mesmo propósito de transformação.

3. Esperar para ver:

Esperar a concorrência fazer e ganhar mercado antes realmente não é uma boa estratégia. Essa demanda por inovação é real e urgente, quem estiver na frente, usufruindo mais tecnologicamente, chegará na frente.

Desafios para as empresas

  • A falta de iniciativa é o principal desafio para as pequenas empresas, talvez pela falsa sensação da falta de necessidade  ou por desconhecimento.
  • As dificuldades técnicas são outro desafio a ser enfrentado, devido a falta de profissionais qualificados.
  • A questão da falta de segurança é um aspecto muito abordado. O risco de adotar uma estratégia digital e sofrer com a falta de segurança pode elevar o risco de manchar a reputação da empresa. Por isso, é fundamental que todo empresário esteja bem informado e bem assessorado quanto a segurança da informação e LGPD.
  • A cultura da empresa é um grande desafio, pois o processo de mudança exige um grande esforço para ser concretizado.

Enfim, visualize o futuro digital do seu negócio, enxergando as possibilidades que se abrirão para tirar proveito disso. Invista em iniciativas digitais, como estar na nuvem por exemplo. 

A transformação digital é uma jornada contínua, pois os clientes mudam, o mercado muda, os produtos e serviços mudam. 

Por isso, é importante se atualizar e estar por dentro das novidades e tendências tecnológicas. Investir em tecnologia será o maior benefício para sua empresa e seus clientes.

Conte com a Gomatt TI para a Transformação Digital da sua Empresa.

alexandre carvalho goncalves 200x200 1

 

Alexandre Gonçalves .´.

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *