Os vazamenos “ocultos” de energia elétrica nas empresas

Os vazamentos ocultos de energia eletrica nas empresas

Você já deve ter visto ou ao menos ouvido falar sobre aqueles minúsculos furos que aparecem em canos de água, mas que quando são notados já causaram um prejuízo enorme, seja pela água desperdiçada, seja pelo estrago em paredes ou na estrutura dos imóveis. Pois é! Sabia que podemos ter esses “minúsculos furos” minando nossa energia elétrica?

Nessas minhas andanças por aí visitando residências, escritórios, fábricas e lojas de meus clientes, já vi muitas coisas. Fiz minhas orientações, mas numa visita seguinte estava lá, do mesmo jeito. São os monitores, as impressoras, os micro terminais e as balanças que não são desligados ao fim do expediente; as lâmpadas dos banheiros que não tem sensores de presença e ficam acesas o tempo todo;  funcionários que secam o porcelanato do restaurante com o ar condicionado (isso mesmo, com o ar condicionado!); são os vários carregadores de celulares e máquinas de cartão que ficam conectados à tomada sem nada conectados a eles; e não vou me referir aos mais falados há anos que são os fornos de micro ondas e todos os aparelhos domésticos que ficam no modo “standby”.

Não podemos esquecer que todo material tem seu desgaste e isso também acontece com os equipamentos eletrônicos, que tem seus componentes desgastados a cada instante que estão conectados à energia elétrica, mesmo sem estar em uso, como é o caso dos carregadores de celular e máquinas de cartão.

Alguns dos exemplos citados podem apenas desperdiçar a energia e fazer com que a conta da fornecedora de eletricidade venha mais cara, mas outros podem vir a superaquecer e pegar fogo, podendo causar prejuízos maiores. Num de meus clientes um funcionário esqueceu o liquidificador ligado à tomada e mesmo sem estar em operação houve um curto circuito e pegou fogo queimando uma boa parte da loja e dando um grande prejuízo material e financeiro.

As campanhas de conscientização sempre se referem a sermos mais conscientes e respeitar o meio ambiente, mas eu sugiro que respeitemos nossos bolsos e os caixas das empresas, sejamos nós donos ou funcionários. Por isso, sugiram mudanças como a substituição para lâmpadas de led que ajudam muito na redução do consumo, a implementação de ao menos filtros de linha (aquelas réguas de tomadas com interruptor liga/desliga) para que sejam desligados ao fim do expediente e não correndo o risco de que o monitor ou a impressora fiquem ligados à toa, e não nos esqueçamos de retirar das tomadas todos os carregadores quando seus referidos dispositivos estiverem com a carga completa.

Tenho o todo o Know-How para solucionar problemas no seu computador pessoal ou em sua empresa. Entre em contato!

 

clique e marque um bate papo comigo alexandre goncalves

alexandre carvalho goncalves 200x200 1

 

Alexandre Gonçalves .´.

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *