O que é Phishing?

o que e phishing

Você sabe o que é phishing ou já ouviu falar por aí? Estão falando muito sobre isso nesses últimos anos.

Phishing é quando você recebe um e-mail falso ou quando você acessa um site e é direcionado para um site falso. Quem faz isso são cibercriminosos desonestos com a intenção de obter os seus dados pessoais, senhas, cpf e suas contas bancárias.

Uma mensagem de phishing pode vir de uma empresa legítima como um grande banco ou uma grande varejista, mas é de fato uma mensagem falsa. Normalmente, as mensagens são educadas, relatam algum problema e pedem para você clicar em algum link. A partir deste momento, você é enganado e corre sério risco de fornecer seus dados a um cibercriminoso.

Outra forma de phishing é quando acessamos um site e somos direcionados a outro site. Muitas vezes, não se percebe que o link (URL) do site que você informou, mudou, e você acabou visualizando outro site.

Há cibercriminosos que usam o site para outros fins, como por exemplo, consumindo os recursos da sua hospedagem para minerar dados, fazendo com que seu site fique fora do ar, comprometa suas contas de e-mails, e pior de todos, quando eles bloqueiam seu site e só liberam mediante um pagamento.

Imagine um futuro potencial cliente seu, entrando no seu site e em questões de frações de segundo, ele é direcionado a outro site que não tem nada a ver com o seu. Isto é péssimo para sua imagem e compromete sua reputação no Google.

Infelizmente, essas ameaças de phishing não podem ser removidas, mas podem ser detectadas através de monitoramento do site.

A melhor forma de evitar ao máximo essas ameaças é a prevenção. Mas como fazer isso?

  1. Tenha hábito de não abrir ou responder e-mails que você não solicitou, não estava esperando ou não sabe do que se trata.
  2. Principalmente, não abra os anexos de e-mails que você não solicitou.
  3. Atente-se para o remetente, veja se realmente faz parte do seu conhecimento.
  4. Troque suas senhas periodicamente.
  5. Não forneça suas informações confidenciais a ninguém.
  6. Verifique sempre o link (URL) do site que você está acessando.
  7. Mantenha seu navegador atualizado.
  8. Não utilize softwares piratas, principalmente o Windows, porque um software pirata sempre deixa uma porta aberta para vários tipos de ameaças.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre o que é phishing e como você pode se prevenir disso.

 

alexandre carvalho goncalves 200x200 1

 

Alexandre Gonçalves .´.

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *