A Importância da Informatização para Padarias e Confeitarias

a importancia da informaticacao das padarias

O processo produtivo de pães e bolos consiste de técnicas executadas pelas mãos de hábeis Padeiros e Confeiteiros, por algumas máquinas (como as batedeiras e as masseiras) e os fornos para assar os produtos acabados. Já o processo de venda cabe do manuseio cuidadoso de atendentes atenciosos para colocar os produtos em suas embalagens e entrega-los aos clientes.

Informatizar padarias e confeitarias é a implementação de planilhas ou aplicativos de automação, com o objetivo de cadastrar e coletar dados que serão de grande valia para agilizar o atendimento ao cliente, atender as exigências da legislação e também para executar uma melhor gestão do negócio. Estas planilhas e aplicativos de automação necessitam de uma infraestrutura mínima, composta por computadores, leitores de códigos de barras, terminais de atendimento, emissores de cupom fiscal (ECF ou SAT), bem como uma rede local (LAN) e acesso a internet.

Informatização para padaria

Atualmente a legislação exige que, caso seja solicitado pelo cliente, o estabelecimento comercial registre o número do CPF (para pessoas físicas) ou do CNPJ (para pessoas jurídicas) no Cupom Fiscal ou na Nota Fiscal Eletrônica. De certo modo, esta exigência da legislação também ajuda o Panificador a ter os dados de seus clientes, e dependendo do nível de automação do estabelecimento, traçar os hábitos de consumo de seus clientes e utilizar esses dados para criar campanhas e promoções de seus produtos, atingindo o nicho desejado.

Um fato interessante: com 30 dias de informatização do estabelecimento o Panificador já consegue visualizar informações gerenciais, como por exemplo, quais são os produtos que mais foram vendidos e os que menos foram vendidos, seja por quantidade ou por valor (Curva ABC de Vendas). Com essas informações coletadas através da automação de vendas na frente de loja já se pode planejar e gerenciar melhor a produção, as compras, o fluxo de caixa, os recebimentos em dinheiro, em cartão de débito, em cartão de crédito e tíquetes refeição.

Há também a possibilidade de implementar maiores controles administrativos, como contas a pagar, controle de pontos de funcionários, pedidos de encomendas, além de centenas de relatórios que podem ser extraídos destes dados.

O Panificador não precisa de computador para produzir e vender os seus produtos, mas que com este item conseguirá gerir melhor o seu negócio, disso não há dúvidas.

Eu tenho todo o know-how para manter o pleno funcionamento de sua informatização, reduzindo com isso a possibilidade de falhas que atrapalharão o processo de vendas e de gestão de seu negócio.

clique e marque um bate papo comigo alexandre goncalves

alexandre carvalho goncalves 200x200 1

 

Alexandre Gonçalves .´.

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *