Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa

Como reduzir o consumo de energia eletrica na sua empresa

No dia 29 de junho a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reajustou a tarifa da bandeira vermelha nível 2 em 52%, passando dos atuais R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 Kwh consumidos.  

A Enel, empresa distribuidora de energia elétrica para o município de São Paulo, além de outros no Estado de São Paulo, também obteve autorização da ANEEL para reajustar sua tarifa.  

Com isso o custo para manter funcionando os equipamentos e a operação do seu negócio vai ficar mais alto, impactando diretamente no resultado final. 

Através de nosso monitoramento, além de algumas constatações efetuadas durante visitas presenciais, foram vistos muitos equipamentos mantidos ligados mesmo sem estar em operação.  

Abaixo serão citados os principais equipamentos que ficam ligados e sem uso, mais comumente encontrados ligados e sem uso. 

1) Monitores 

Apesar do consumo de energia dos monitores mais modernos ser muito baixo quando comparados aos monitores antigos, se colocarmos isso na linha do tempo, isso pode gerar um gasto considerável, mesmo porque não é apenas 1 monitor, mas em alguns casos, vários monitores que ficam ligados. 

2) Impressoras 

Ocorre com as impressoras o mesmo que com os monitores. Em geral, num escritório a impressora fica próxima ao computador e o usuário pode ligá-la ao filtro de linha, estabilizador ou nobreak e usar o mesmo procedimento recomendado no caso dos monitores.  

Porém, noutros tipos de negócios como uma Padaria ou num Restaurante, existem as impressoras de pedidos que ficam em locais como cozinha, copa, bar ou expedição, e que acabam não sendo desligadas ao final do expediente.  

3) Balanças 

Ainda no caso das Padarias e também em Restaurantes que operam no sistema por peso, as balanças não são desligadas ao final do expediente.  

Como todo equipamento eletrônico, além de desperdiçar energia elétrica, por ficar ligado está sujeito a algum problema na rede elétrica danificá-la. 

4) Microterminais 

Os microterminais são equipamentos também utilizados em Padaria e Restaurantes para marcação do consumo dos clientes no estabelecimento. Também ficam ligados após o fim do expediente. 

5) Computadores 

Existem aquelas pessoas mais apressadas que acabam não desligando o computador ao fim do expediente. Ainda tem aqueles que deixam o computador ligado exatamente para que, no dia seguinte, não fiquem esperando ele ligar.  

Comumente observado em Padarias, os computadores dos caixas passam as noites ligados e sem uso. 

6) Notebooks 

Estes acabam seguindo uma linha parecida com a dos computadores, são deixados ligados para que não haja perda de tempo aguardando que seja ligado no dia seguinte. 

RECOMENDAÇÕES

A recomendação, em primeiro lugar, é efetuar um trabalho de conscientização com todos os colaboradores, objetivando uma mudança de cultura da equipe.  

Em seguida implementa-se um check-list para ser executado por pessoas específicas como supervisores, por exemplo. Eles ficarão responsáveis por verificar nos setores se os equipamentos e luzes foram desligados e se ninguém esqueceu o aparelho de ar condicionado ligado. 

Outra recomendação é que, ao sair para almoço e ao fim do dia de trabalho, o monitor seja desligado no botão “Liga/Desliga”.  

Se houver a possibilidade de ligar o conjunto de CPU e periféricos num filtro de linha, estabilizador ou nobreak facilitaria muito.  

No fim do expediente, após desligar o computador, bastaria desligar o filtro de linha, estabilizador ou nobreak que todos os equipamentos conectados a ele seriam desligados também.  

O mesmo procedimento pode ser adotado para o notebook, bastando abaixar sua tela e tirá-lo da tomada. 

Para o caso de computadores e notebook que estejam com sua performance comprometida e sendo motivo pelo qual seu usuário não o desligue ao fim do expediente, a recomendação é de que seja estudada a possibilidade técnica de se aumentar a memória RAM e também substituir o HD eletromecânico por um do tipo SSD, muito mais rápido e que acelera o computador tanto para ligar e desligar quanto para o trabalho no dia a dia. 

Você precisa de ajuda para economizar energia elétrica na sua empresa?

clique e marque um bate papo comigo alexandre goncalves

alexandre carvalho goncalves 200x200 1

 

Alexandre Gonçalves .´.

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *