Como Manter a Disponibilidade da Internet na sua Empresa?

Como Manter a Disponibilidade da Internet na sua Empresa

Todos os dias as empresas trocam milhões de bytes através da internet, seja por e-mails, aplicativos de mensagem instantânea, transações bancárias, pesquisas diversas em sites de busca, divulgação de informações em redes sociais, emissão de nota fiscal eletrônica, entre outras atividades.

Mas o que acontece na empresa quando há a indisponibilidade da conexão com a internet? Um verdadeiro pânico! Pois quantos produtos terão atraso na entrega por não se conseguir emitir a nota fiscal eletrônica? Quantos pedidos de produtos não chegarão a tempo?

Além de haver atrasos em diversos processos que causarão transtornos no dia-a-dia da empresa. E não nos esqueçamos das empresas que tem seus aplicativos hospedados em ambientes seguros, fora da empresa, sendo dependentes em 100% da disponibilidade da conexão com a internet.

Se lembrarmos, há menos de 20 anos nem sabíamos o que era internet, um tipo de rede utilizado apenas para troca de dados entre universidades, órgãos militares e governamentais, além de gigantes multinacionais. Atualmente, somos dependentes ao extremo desta rede, pois a cada dia que passa ela nos conecta com os mais variados serviços, como pedir um taxi através do celular, buscar um endereço e ver a fachada do local, dentre tantos, tantos e tantos outros.

Infelizmente, mesmo nos grandes centros, falta disponibilidade de infraestrutura das operadoras de telecomunicações para internet de alta velocidade. Em algumas regiões, apenas uma operadora tem infraestrutura, deixando o cliente refém desta empresa.

Porém, a maioria das regiões é atendida por mais de uma operadora de telecomunicações, dando a possibilidade para que os clientes tenham uma infraestrutura de internet redundante. Ou seja, se a conexão principal com a internet é perdida, pode-se utilizar da conexão secundária.

Mas este procedimento de substituição deveria ser feito de forma manual, o que tinha uma demora no restabelecimento e a necessidade de uma pessoa com conhecimentos técnicos para isso.

Ainda bem que as empresas desenvolvedoras de produtos para infraestrutura de rede de dados desenvolveram equipamentos onde se pode ligar até quatro conexões de internet, com o objetivo de tornar transparente ao usuário quando uma dessas conexões é interrompida, pois outra assume automaticamente e passa a ser utilizada para o acesso.

Esses equipamentos são os roteadores, que tem a função de trafegar os dados pelas rotas corretas entre a rede local (LAN) e a rede internet (WAN).

Se sua empresa necessita da conexão com a internet disponível em todo o período, entre em contato comigo, eu sou o cara da TI e tenho a solução ideal para sua necessidade.

clique e marque um bate papo comigo alexandre goncalves

alexandre carvalho goncalves 200x200 1

 

Alexandre Gonçalves .´.

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *